quarta-feira, 13 de março de 2013

Praia Grande e Baixada Santista cresce com o pré-sal.



Nenhuma outra região será tão afetada pelo pré-sal quanto a Baixada Santista, no litoral sul de São Paulo, avalia o deputado federal pelo PSB e ex-prefeito de São Vicente Márcio França. Escolhidas pela Petrobras como as bases para a exploração dos mais de dez campos petrolíferos da Bacia de Santos, as cidades de Santos e São Vicente já estão sentindo os efeitos da presença da empresa, especialmente no que se refere à especulação imobiliária. “O preço dos imóveis subiu quase quatro vezes nos últimos cinco anos”, afirma França. Além disso, diversos investimentos estão transformando a região. Algumas cidades devem ver sua população se multiplicar quando a produção de petróleo realmente começar. Praia Grande, por exemplo, tradicional reduto de veraneio da classe média emergente de São Paulo, deve passar de 200 mil para mais de um milhão de habitantes, segundo o deputado.
Entre os investimentos previstos para melhorar a infraestrutura da região, França destaca a construção de um túnel ligando Santos ao Guarujá, percurso que atualmente é feito por meio de balsa. Outra obra importante é a duplicação da rodovia dos Tamoios, que liga a cidade de São José dos Campos, no interior do Estado, a Caraguatatuba, no litoral norte. Ampliada, a estrada serviria para escoar as cargas que chegam ao porto de São Sebastião. Com águas mais profundas que o porto de Santos, o terminal de São Sebastião poderia ser uma alternativa para navios maiores, que hoje não podem atracar no maior porto da América Latina.
O ex-prefeito prevê ainda um aumento dos problemas sociais na região. Essa é a principal bandeira levantada pelos opositores da lei que altera a distribuição dos royalties do petróleo. Aprovada pelo Congresso, ela aumenta o repasse para as cidades não produtoras. “Isso não é justo com as localidades que sofrerão o maior impacto”, afirma França.

Fonte:http://www.istoe.com.br/reportagens/257873_PRE+SAL+EM+DEBATE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou crítica para nos ajudar a fazer um blog melhor para você.