sábado, 8 de dezembro de 2012

História: Capela Santa Mathilde Canto do Forte Praia Grande

  Capela Santa Mathilde Canto do Forte
1949

Desde sua fundação, em 11 de dezembro de 1949, a primeira missa, para celebrar a inauguração da capela, foi oficiada por D. Idílio José Soares, bispo diocesano de Santos.
Ao ato compareceram destacadas personalidades como Dr. Rubens Fere ira Martins, prefeito de Santos, Leonor Mendes de Barros, esposa do governador Adhemar de Barros; Dr. José Monteiro, prefeito de São Vicente;vereadores, Nestor Ferreira Rocha, presidente da Sociedade dos Amigos de Praia Grande; todos os membros das famílias Heitor Sanches e Osvaldo Toschi.
Após a missa, usou da palavra o Sr. bispo D. Idílio José Soares, congratulando-se com a construção da capela e sua importância para o bairro, ressaltando o dinamismo do Sr. Heitor Sanches, que em apenas 6 meses havia construído o referido templo.
A construção da capela e sua beleza arquitetônica foram confiadas ao Dr. George Prezeirembel, mas devido a alguns contratempos, o projeto da capela foi confiado à firma Construtécnica.
O terreno onde se acha instalada a capela foi doado pelo Sr. Heitor Sanches à Cúria Metropolitana, além do terreno, do projeto e da construção; foram realizadas várias quermesses para angariar fundos para a conclusão do piso da capela.
Dia 26 de novembro de 1950 foi realizado o primeiro batizado, e a 25 de dezembro de 1950 o primeiro casamento; neste mesmo ano era realizada a primeira comunhão de 12 crianças do bairro e a celebração do 2º Natal para as crianças pobres, organizado por dona Circe Sanches Toschi.

Referências: capeladesantamatilde.blogspot.com.br



2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou crítica para nos ajudar a fazer um blog melhor para você.